Saiba tudo sobre catarata em cães
A catarata é uma doença oftálmica que deixa o aspecto do olho azulado, fazendo com que o animal perca a visão conforme a doença se desenvolva. A catarata em cães tem fator hereditário e algumas raças são mais predispostas, como o Poodle, Cocker Spaniel, Schnauzer, Labrador e Golden Retriever.
Sintomas da catarata em cães
Os olhos passam a adquirir uma cor azulada ou esbranquiçado. Conforme a evolução da doença, o animal passa a esbarrar em objetos e se tornar mais inseguro para andar, mostrando que está perdendo a visão.
Causas da catarata em cães
As principais causas da catarata em cães são:
Uveíte: inflamação dos olhos que, se não tratada, pode evoluir para uma catarata.
Atrofia progressiva de retina: principalmente nas raças Poodle e Cocker.
Diabetes mellitus: a hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue) causa alterações metabólicas que modificam as proteínas do cristalino, dando origem a catarata. Muitos cães que apresentam perda de peso progressiva e catarata podem ser diabéticos em um estágio avançado.
Tratamento da catarata em cães
O tratamento é exclusivamente cirúrgico (cirurgia de remoção da lente) e o prognóstico é melhor em casos de catarata ainda no estágio inicial.
Caso a catarata tenha se desenvolvido ao longo de muito tempo, alguns cães se adaptam à falta de visão e conseguem manter sua qualidade de vida. No geral, os cães se adaptam melhor com a falta de visão em relação aos humanos, já que seu olfato é muito desenvolvido.
Porém, animais acometidos devem fazer consultas de rotina em um médico veterinário oftalmologista, pois existem complicações que a catarata pode causar – como o glaucoma, deslocamento de retina e inflamações oculares internas.
Prevenção da catarata em cães
Não existe um jeito de prevenir o aparecimento da catarata, salvo no caso de diabetes. Uma diabetes diagnosticada e controlada ajuda a prevenir o aparecimento da doença.
Pode-se diminuir a incidência não reproduzindo animais afetados, por ter carácter hereditário. Como toda doença, quanto antes o tutor perceber a mudança nos olhos do cachorro, melhor o prognóstico!
Lembrando que a catarata é um importante fator para diagnóstico de diabetes – uma diabetes não controlada pode levar a sérias complicações e até óbito do animal. Por isso a importância de um check-up anual com exames de rotina!
Comments