Proprietária de chácara em Porangaba reclama de invasão de gado abandonado por vizinho
Segundo a proprietária, animais invadem seu terreno e danificam materiais de sua área construída.
A proprietária de uma chácara, no Bairro do Saltinho, em Porangaba, escreveu para a nossa reportagem para relatar um fato desagradável que ocorre em sua propriedade.
Segundo a cidadã, várias cabeças de vacas, bois e bezerros estão invadindo sua propriedade e causando a destruição de diversos materiais de seu imóvel em construção.
Imagens enviadas pela dona do imóvel mostram diversas cabeças de gado dentro de seu terreno. Elas foram registradas pelo pedreiro responsável pela obra da casa e também mostram que o interior da construção também foi invadido pelos animais, que deixaram fezes no local e derrubaram vidros que estavam guardados em um dos cômodos (veja, abaixo).
Questionada se o local era cercado, a dona do imóvel disse que seu terreno possui cerca, mas que o do vizinho há locais sem cerca e que, por isso, os animais saem até à rua de acesso, estouram a cerca de sua propriedade e invadem em busca de comida e água.
Questionamos se não havia comida e água no local, a vizinha disse que o terreno foi adquirido por uma pessoa que mora em Tatuí, que leva o gado até lá e os deixa, apenas com o pasto e mais nada.
Se comprovada a situação, o proprietário dos animais pode responder pela Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/98 que trata o abandono de animais de grande porte, no Artigo 53 do CTB por permitir animais soltos em via pública, além de lei municipal que trata da obrigatoriedade de se manter os terrenos cercados.