top of page

Primeira Turma do STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses

  • Foto do escritor: O Cubo Notícias
    O Cubo Notícias
  • há 16 horas
  • 2 min de leitura
ree

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado e aos atos de 8 de janeiro de 2023. O placar foi de 4 votos a 1, com o ministro Cristiano Zanin acompanhando o relator Alexandre de Moraes, além de Flávio Dino e Cármen Lúcia. Luiz Fux foi o único a votar pela absolvição em parte das acusações.

 

Da pena total, 24 anos e 9 meses correspondem a reclusão em regime fechado e 2 anos e 9 meses a detenção. Como a condenação ultrapassa oito anos, o ex-presidente terá que iniciar o cumprimento em regime fechado.

 

A decisão também alcançou outros sete aliados de Bolsonaro: Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).

 

Segundo a denúncia da PGR, o grupo teria organizado uma trama golpista entre 2021 e 2023 para tentar impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), utilizando documentos, reuniões e discursos públicos como parte da articulação. Para a maioria dos ministros, as provas — incluindo vídeos, planos e registros das invasões em Brasília — foram suficientes para comprovar a tentativa de ruptura da ordem democrática.

 

A Turma ainda precisa concluir a dosimetria, que definirá a pena individual de cada condenado. Se aplicadas as penas máximas para todos os crimes, Bolsonaro e outros réus poderão chegar a 43 anos de prisão.

 

Apesar da condenação, a prisão imediata não ocorrerá, já que cabem recursos. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão preventiva por descumprir medidas cautelares impostas pelo STF, enquanto Braga Netto está preso por obstrução de Justiça.

 

LEIA TAMBÉM:

© Copyright

O Cubo - Site de Notícias de Porangaba e Região. Jornal OCN

www.ocubonoticias.wixsite.com/noticias
 

bottom of page