top of page
Buscar
Foto do escritorO Cubo Notícias

Presidente do COMTUR de Porangaba participou de evento sobre tropeirismo no Rio Grande do Sul

Atualizado: 19 de nov. de 2022



Acácio Miranda da Silva, Presidente do COMTUR- Conselho Municipal de Turismo de Porangaba, Produtor Rural, membro da Associação Paulista de Educação e Cultura "Os Samaritanos "e fundador da Associação Tropeirismo Raiz de Porangaba participou do XV Seminário Nacional e XII Encontro do CONE SUL sobre Tropeirismo (SENATRO) como palestrante na quinta-feira (10/11); Tema: "A importância do Tropeirismo no ciclo do café ".


Neste ano de 2022 o evento foi realizado em Cruz Alta - RS, região que se desenvolveu por meio do Tropeirismo nos caminhos que cortavam os campos da região missioneira e planaltina no Século XVII.


O objetivo do evento foi contextualizar os estudos culturais do Tropeirismo na história do Rio Grande do Sul, do Brasil e do CONE SUL,integrando-os aos estudos existentes, bem como promover novas discussões sobre o tema visando o aproveitamento do potencial turístico deste fenômeno socioeconômico e Cultural.


Porangaba que nasceu sob a influência do Tropeirismo na antiga pousada conhecida como Rio Feio.


Antes, muitos tropeiros gaúchos, tocadores de tropas e negociantes, passaram pelos caminhos do Rio Feio, com as chamadas "tropas soltas", que já não iam mais para Sorocaba, mas diretamente ao oeste paulista onde eram vendidas em lotes Isso ocorreu, provavelmente, após 1897.


O intercâmbio com os gaúchos foi grande e possibilitou a assimilação de usos e costumes, com reflexos na culinária, na dança, no lazer e, principalmente, no modo de falar dos porangabense pela incorporação de palavras e expressões do Sul. Famílias inteiras sulistas também se fixaram na Bela Vista de Tatuí e, sem dúvida, ocorreu um fato inédito na região. Porangaba chegou a ter dois prefeitos gaúchos; Dassás Vieira de Camargo, de Santana do Livramento - O primeiro prefeito e Honorato da Cruz Falkernbach (Guri) de Passo Fundo. (fonte: Porangaba sua história Júlio Domingues)

172 visualizações

LEIA TAMBÉM:

bottom of page