Prefeitura de Porangaba inaugura a Rota do Trita em Passeio Ciclístico no ramal do Cicloturismo
A Prefeitura de Porangaba, por meio da Secretaria de Cultura Turismo Esporte e Lazer junto com o COMTUR inauguram a ROTA DO TRITA para o ramal do cicloturismo segmento do turismo que atrai adeptos a natureza e quem deseja a começar a viajar por este meio, deve gostar de aventuras e conhecer outras culturas.
O Roteiro das pedaladas inclui uma região tradicional do município, Bairro da Serrinha (Serra do Trita) com um visual magnífico e muita vegetação nativa, onde se localiza a centenária Fazenda São Martinho que ajudam a contar a história da formação histórica e cultural de Porangaba (Fazenda São Martinho hoje propriedade de Dona Lurdinha que muito tem apoiado para que os projetos turísticos se concretizem no bairro) um breve reconhecimento da história.
A Fazenda São Martinho formou-se a partir de 1879, quando João Guedes foi adquirindo as partes dos sucessores e herdeiros de Manoel Antônio da Silva e depois da vizinhança. Antes o local era conhecido como Sítio da Serrinha, ou ainda, Bairro da Cachoeira englobou as terras do sítio conhecido, então, como Partes da Serrinha.
No início do século passado, a fazenda passou a pertencer a seu irmão Manoel Guedes Pinto de Mello (Manduca Guedes) industrial proprietário da Fábrica São Martinho de Tatuí com a morte do mesmo, 1927, passou para os herdeiros Dr. José Affonso Tricta (genro) e Risoleta Augusta Guedes Tricta (filha) pesquisa de Júlio Domingues (in memoriam).
Dando um giro-bike pelo tempo destacamos que a sociedade civil está ativa e participativa abraçando a causa fazendo parte da organização desse segmento do turismo para implantação do ramal para o ciclo turismo no município, contamos com os experientes ciclistas que desbravaram os caminhos do bairro da Serrinha para tornar-se realidade a Rota do Trita que são eles: Anderson (Cavalinho) e Rafael (Cowboy) que pedalaram nessa aventura dando todo apoio técnico necessário que ficará marcado com o 1° Passeio Ciclístico que se realizará no dia 17/07 a partir das 7h.
A concentração será no estacionamento em frente do Centro de Apoio ao Turista "Décio da Silveira de Campos" Expedicionário, na Av. Cristino Manoel de Miranda,382 (ao lado do campo de futebol).
Os participantes ciclistas preencherão um cupom com um n° para concorrerem aos sorteios de bicicletas, brindes, camisetas e muito mais.
Agradecimentos a todas as empresas que apoiaram:
• SICOOB COOPLINE - instituição Financeira Cooperativa
• GRUPO PUBLIQUE
• 4J ARTEFATOS DE CIMENTO
• Jacaré Ferragens e Materiais para Construção
• M.M.Madeireira do Belo
Dicas de cicloturismo:
• Ser cicloturista é, acima de tudo ter calma.Uma pedalada em ritmo normal e terreno plano pode avançar em média alguns quilômetros o que já é ótimo para desfrutar da paisagem
• Regra básica do cicloturismo, sempre em grupo, nunca sozinho!
• Mantenha.se hidratado sempre e evite refeições pesadas antes das pedaladas.
• A segurança é muito importante é recomendável o uso de capacete se possível,utilize roupas com cores fortes para se destacar no trânsito.
•Manter sempre o bom senso ao pedalar em ruas e estradas,sem medo de usar o acostamento quando preciso
•Conheça seus direitos e deveres, e respeite as regras!
Comece Já, Vá aos poucos, pedale pela cidade. Crie o hábito de usar bicicleta. Participe dos passeios coletivos. O importante é começar!