top of page
Buscar
Foto do escritorO Cubo Notícias

Por que agosto é o mês do cachorro louco? Veja!

Se fosse para eleger a época mais repudiada do ano, certamente seria agosto! Além de ser considerado o “mês das guerras históricas”, o “mais longo mês do ano” e até o das “negatividades”, agosto também é conhecido como o “mês do cachorro louco”.


Mas, afinal, por que agosto é o mês do cachorro louco? Essa é mais uma daquelas “lendas urbanas” que muita gente ouviu quando era criança. Mas, na verdade, a origem dessa narrativa tem muito sentido e joga luz em um problema extremamente temido: a transmissão da raiva!


Agosto é conhecido como o “mês do cachorro louco” por causa da alta incidência de raiva canina. A razão está ligada às condições climáticas do mês que, supostamente, fazem com que as cadelas entrem no cio ao mesmo tempo. Logo, os cães ficam “loucos” e brigam entre si para conquistar a atenção das fêmeas, consequentemente espalham o vírus.


A origem desta história é desconhecida e o criador mais ainda. Porém, muitos médicos veterinários afirmam que o clima característico de agosto pode, sim, influenciar no cio das cadelas. Em consequência desse cio sincronizado, os machos, de forma instintiva, disputam territórios e o “coração” das fêmeas.


O problema desse instinto natural de competição canina está na transmissão do vírus da raiva, que acontece principalmente através da mordida ou arranhadura.


Por causa disso, agosto ficou conhecido como o “mês da raiva” e é utilizado há muito tempo em campanhas para conscientizar a população sobre a doença que acomete tanto cães e gatos como nós humanos.


Vacine o seu pet!


Embora agosto seja o mês de conscientização, todos os tutores devem manter a carteirinha de vacinação dos pets em dia, independentemente da época do ano.


Lembre-se: a raiva não tem cura e é fatal em quase 100% dos casos, e a única forma de prevenção é com a vacina antirrábica. Ou seja, não há nenhum tipo de tratamento para um cão infectado!

41 visualizações0 comentário

Kommentare


LEIA TAMBÉM:

bottom of page