MPSP investiga possível distribuição de remédios vencidos em Porangaba
- O Cubo Notícias

- 5 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Polícia Militar fizeram uma operação contra uma possível distribuição de medicamentos vencidos à população de Porangaba (SP) nesta sexta-feira (5).
A operação envolve o secretário de saúde do município, João Luiz da Silveira Wagner. Ele estaria, supostamente, pegando os remédios fornecidos no sistema de saúde da cidade, etiquetando-os com o rótulo de "proibida a venda" e distribuindo aos cidadãos sem passar pela Farmácia Popular.
O secretário afirmou que não se manifestará devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O procurador jurídico do município, Wendell Klauss Ribeiro, afirmou que houve um cumprimento de mandado de busca e apreensão após uma denúncia sobre lotes de fitas glicêmicas para diabéticos que estariam sendo supostamente distribuídas em unidades hospitalares, mesmo com a data de validade vencida. Ainda de acordo com o procurador, itens como suplementos, foram recolhidas durante a operação. O número exato não foi estimado pela prefeitura.
Em nota, a Prefeitura de Porangaba disse que participou e colaborou com a fiscalização e que desconhecia a existência de possíveis medicamentos vencidos, tendo em vista que sempre faz a aquisição de insumos para a Saúde, tendo em vista a alta demanda dos pacientes. A Prefeitura também vai instaurar um Procedimento Administrativo para apurar as eventuais irregularidades e, caso se confirmem, aplicar as devidas responsabilizações.



























