Março Amarelo – Mês da Prevenção às Doenças Renais
Assim como na gente, os pets também podem ter o comprometimento dos rins.
Os rins são órgãos responsáveis por filtrar o sangue, eliminando as impurezas e toxinas que o corpo produz. Além disso, ele auxilia na produção das células vermelhas do sangue, entre outras funções importantes.
Desta vez, viemos abordar os cálculos urinários, que também acontecem nos pets! Eles podem estar localizados nos próprios rins, ureter (canalículo que liga os rins à bexiga urinária), na bexiga ou na uretra (canal final por onde a urina é eliminada do corpo).
Tanto gatos quanto cães podem ser acometidos por doenças renais e urinárias, e o aspecto alimentar é um importante aliado no manejo e na prevenção dessas afecções, você sabia?
Os cálculos (ou urólitos) são formados pelo acúmulo de um ou diversos tipos de cristais presentes na urina, em sua maioria das vezes, dentro da bexiga. Fatores como composição e tipo de alimentação, retenção urinária, baixa ingestão de água e predisposição genética contribuem para a formação desses urólitos.
As raças de cães com maior casuística de formação de cálculo urinário são Schnauzer, Dalmata, Shih-Tzu, Lhasa, Poodle, Yorkshire, Cocker S. Ingles e Bulldog. Do time dos gatos, o Persa, Himalaio, Birmanês, Ragdoll e o famoso vira-lata.
Uma vez formados, eles podem injuriar a parede do órgão em que está instalado e ocluir a passagem da urina. Como consequência, o paciente sente dor, desconforto, pode ter dificuldade em eliminar a urina e até apresentar gotejamento de sangue em algum momento da micção, além de alteração de apetite, diminuição da disposição física, irritabilidade, entre outros sintomas. A obstrução da passagem da urina é uma condição médica emergencial, que requer intervenção imediata.
O manejo nutricional é super importante para tratar e prevenir que novas “pedras” se formem. Através de uma rotina alimentar equilibrada e adequada, excelente ingestão de água, proporcionar diversas idas ao “banheiro”, além de tratar as outras causas dessa afecção são os principais caminhos para cuidar da saúde renal do seu pet.
Comments