top of page

Faleceu Dina Bechelli com quase 102 anos, última imigrante italiana em Porangaba

  • Foto do escritor: O Cubo Notícias
    O Cubo Notícias
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

 

Faleceu nesta segunda-feira (21/07), Dina Bechelli de Oliveira, última imigrante italiana viva em Porangaba e uma das moradoras mais longevas da história do Município.

 

Dona Dina nasceu em 28/07/1923, em Pieve Fosciana, província de Lucca, na região de Toscana, Itália. Chegou ao Brasil em  1924, com  08 meses de idade, junto com sua mãe, Concetta Bertoncini Bechelli. O pai Ângelo Bechelli, Tchá Manhã, já tinha imigrado em 1923, deixando a esposa grávida, em solo italiano. Foram recebidas em Porangaba por Maria Cassetari Bechelli Biagioni e Luigi Biagioni, tios de Ângelo. Em Porangaba nasceram outros irmãos: Clara ( faleceu ainda bebê), Olga, Iolanda, Onélia e Leopoldo.

 

Dina casou-se em 1947 com Elias de Oliveira e tiveram seis filhos: Ema, Eliana, Edinéia, Elias, Estela e Hélia. Ficou viúva com 42 anos, mesmo com  dificuldades financeiras  criou e estudou os filhos como mãe e pai, dentro dos valores morais e cristãos.

 

Dina, embora com pouco estudo, foi empreendedora por necessidade e por capacidade pessoal. Enfrentou o trabalho rural, mantendo os filhos nos estudos, formando todos eles no segundo grau, sendo quatro com o curso de Magistério.

 

Com os filhos adultos e casados, mudou-se para a cidade, onde teve por anos, uma loja de  aviamentos e tecidos.  Amava  ler e ter conhecimento geral, sendo uma boa interlocutora com pessoas de diferentes níveis intelectuais.

 

Foi membro da Associação de São Vicente de Paulo, por mais de uma década,  servindo como voluntária em prol dos mais necessitados. Chegou a tricotar dezenas de agasalhos para serem doados num único inverno.

 

Católica praticante, foi membro dos grupos:  “ Filhas de Maria, Vicentinas,  Franciscanos e do Sagrado Coração de Jesus”.

   

Sempre manteve contato com os parentes italianos, através de cartas, usando sua língua materna, com a intenção de aprender melhor a língua italiana para poder comunicar-se melhor.      Na década de 70, viajou sozinha para a Itália por duas vezes, onde pôde conhecer pessoalmente os tios e primos das famílias Bertoncini e Bechelli.

 

Em 28/07/2025, dona Dina  faria 102 anos, com uma descendência de 06 filhos, 12 netos, 15 bisnetos, 02 trinetos, além dos sobrinhos e seus descendentes. Deixou  um legado de fé  cristã, amor ao próximo, perseverança, empreendedorismo e honestidade.

 

Dina Bechelli  bordou a vida,  pintou a natureza, tricotou os desafios, costurou as amizades.  Foi artesã na sua essência, seus  inúmeros   trabalhos estão espalhados como presentes aos parentes e amigos.

 

O corpo de Dona Dina Bechelli está sendo velado no Velório Municipal e será sepultado às 17h30 no Cemitério de Porangaba.


 

LEIA TAMBÉM:

© Copyright

O Cubo - Site de Notícias de Porangaba e Região. Jornal OCN

www.ocubonoticias.wixsite.com/noticias
 

bottom of page