top of page

Editorial: Porque quando o filho é bonito todo mundo quer ser o pai

  • Foto do escritor: O Cubo Notícias
    O Cubo Notícias
  • 29 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Por: Wellington C. Santos

Você já deve ter ouvido “Porque quando o filho é bonito todo mundo é pai”. Além de ser um provérbio, a frase também está numa música que tem tudo a ver com o assunto e chama-se “Partideiro Indigesto” – do sambista Bezerra da Silva.


Apesar de a canção ser de 1987, a realidade pouco mudou, pois os políticos continuam “partideiros” e algumas discussões entre eles é indigesta.


Nessa semana, estamos vendo um embate entre o atual prefeito de Porangaba e seu antecessor. O tema da discussão é: Qual dos pedidos foi atendido pelo Governo do Estado de SP para a reconstrução da vicinal João Leme da Silva (Porangaba/Conchas)? Foi o pedido do Ex-prefeito? Foi o do atual? Bem, a resposta é simples: NÃO IMPORTA quem pediu! Sim, ao povo, isso pouco importa! Até por que todos os pedidos foram atendidos e todos foram necessários.


Vale lembrar que esse embate não ocorre na cidade de Conchas, tendo em vista que o atual prefeito Júlio Tomazela e seu antecessor Odirlei Reis se tornaram unha em carne, ou melhor, se fundiram no mesmo modo desastroso de conduzir uma administração pública.


Todos sabem que o Governo do Estado de SP não destinaria os recursos para a obra se houvesse só um pedido e que a demanda só é considerada de importância, após a insistência das autoridades em pedir os recursos, apontando a sua necessidade. Portanto, é falso dizer que um único pedido, de um único autor foi atendido.


E sejamos francos? Os prefeitos e ex-prefeitos de Porangaba e Conchas não fizeram nada além da obrigação em solicitar os recursos (principalmente aqueles que estiveram por mais de um mandato na prefeitura e não adquiriram um metro de asfalto pra recuperar a via).


A estrada João Leme da Silva é uma vicinal, ou seja, uma estrada que pertence e deve ser cuidada pelos dois municípios. Mesmo assim, quem está fazendo a obra? O Governo Estadual, por meio do programa “Novas Estradas Vicinais”, criado justamente para dar o suporte que era de responsabilidade dos prefeitos (alguns preferiram investir em festas).


Ah, e vale lembrar que em 2018, o Ministério Público entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça para que as Prefeituras de Porangaba e Conchas fizessem a recuperação da Estrada Vicinal João Leme da Silva. Coincidentemente, só depois disso (em 2019) é que os pedidos começaram a ser feitos. Sabendo disso, eu quase não acredito que a correria pra conseguir recursos para a estrada foi feita apenas pela “bondade” dos gestores.


Mas enfim... não vamos levar este artigo como uma crítica! Que tal tirarmos algo construtivo? Que tal entender que todos foram necessários para essa obra? Que tal entender que tantas discussões políticas desnecessárias (indigestas) como essa, se fossem evitadas, trariam muito mais melhorias à nossa região?


Por fim, parabéns a todos os envolvidos!

LEIA TAMBÉM:

© Copyright

O Cubo - Site de Notícias de Porangaba e Região. Jornal OCN

www.ocubonoticias.wixsite.com/noticias
 

bottom of page