top of page
Buscar
Fonte: Vigilância Epidemiológica de Cesário

Cesário Lange tem caso suspeito e provável de Coronavírus


A Vigilância Epidemiológica de Cesário Lange comunicou a notificação de um caso suspeito e um caso provável na cidade de Cesário Lange.

O primeiro caso foi atendido em domicílio no dia 13/03, realizado coleta do exame e isolamento da paciente e de seus familiares. Essa paciente teve início dos sintomas na cidade do Rio de Janeiro (local que tem transmissão comunitária) e chegou à nossa cidade no dia 11/03. Apesar de não ter tido contato direto com caso suspeito ou confirmado, nem ter viajado ao exterior (itens obrigatórios para se tornar um caso suspeito), foi feito a coleta e orientado isolamento na residência, localizado em área rural.

O segundo caso foi atendido na Beneficência Hospitalar de Cesário Lange no sábado, dia 14/03/20. Paciente teve contato próximo com caso confirmado da infecção pelo coronavírus. Feito coleta do exame e orientado isolamento domiciliar para ele e familiar que mora junto. Ambos os pacientes estão bem, com sintomas leves como coriza e tosse. Não necessitam de internação hospitalar e estão sendo monitorados via telefonemas diários.

Não há, até o momento, sinais de transmissão local da doença. Não há motivo para pânico. Orientamos que o Pronto Socorro está aberto e a disposição da população que necessite de atendimento médico de urgência. Devido à alta demanda pelo serviço, contamos com a colaboração de toda a população para que só procurem o serviço hospitalar apenas em caso de necessidade, como febre alta e falta de ar. Casos leves como coriza e tosse discreta, deverão permanecer na residência até o fim dos sintomas. Não tem como fazer o exame de todas as pessoas que estiverem com coriza (um simples nariz escorrendo), sendo o exame indicado, até o presente momento, apenas em três situações.

Situação 1 – pessoa que voltou de viagem internacional (até 14 dias antes do início dos sintomas) e apresenta sintomas Situação 2 – pessoa sintomática que teve contato com caso suspeito Situação 3 – pessoa sintomática que teve contato com caso confirmado

Estamos em constante trabalho, dia e noite, inclusive finais de semana, a fim de controlar a situação da maneira mais rápida e objetiva. Precisamos da colaboração de toda a população para que o serviço se mantenha ordenado, sem pânico e exaltações. As “Fake News” são um grande desserviço a todos e prejudica, e muito, o bom andamento do serviço de saúde. Favor não compartilhar informações que não contenham fonte ou se forem de fonte duvidosa. A taxa de mortalidade realmente é quase zero em crianças até nove anos de idade e permanece baixa até a idade adulta. Aumenta gradativamente acima de 60 anos de idade, e é maior acima de 80 anos. Ou seja, a população idosa merece mais atenção neste momento. Além da idade, outros fatores de risco são diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias (doenças do coração), DPOC (enfisema), pessoas em uso de corticóides e imunossupressores, além de outras situações que cursam com baixa imunidade. Esses são os grupos de risco mais vulneráveis. A grande maioria da população cursará com sintomas leves ou nenhum.

Orientamos que os idosos devam ficar em casa a maior parte do tempo. Caso receba visitas, que se lavem as mãos assim que adentrar em sua residência e, se possível, utilizar álcool gel 70% nas mãos. Se estiver com tosse, febre, coriza ou falta de ar, evite o contato com pessoas dos grupos de risco.

Repito, estamos ativamente atuando para controlar a epidemia da melhor maneira possível. Seguimos as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde quanto às medidas a serem tomadas. Algumas medidas em relação ao cancelamento de aulas, férias coletivas e restrições para eventos deverão acontecer em breve.

1.127 visualizações0 comentário

LEIA TAMBÉM:

bottom of page