Catedral de Notre-Dame é destruída por incêndio e franceses estão em comoção
Após mais de três horas de incêndio na catedral de Notre-Dame, em chamas desde as 13h50 de hoje (18h50 na França), os bombeiros de Paris afirmaram não saber se conseguirão evitar que o fogo consuma toda a construção -- declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991.
"Não temos certeza de que poderemos barrar a propagação do fogo".
Jean-Claude Gallet, comandante da brigada à frente da operação.
O incêndio não deixou feridos e fez ceder o pináculo -- uma estrutura em formato de flecha, com 93 metros de altura, que passava por reformas. A estrutura era formada por 500 toneladas de madeira e 250 toneladas de chumbo.
As autoridades francesas afirmaram que a estrutura da catedral, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991, foi poupada.
"Podemos acreditar que a estrutura do prédio está segura", afirmou o número dois do ministério do Interior, Laurent Nunez, por volta das 18h (23h na França).
Nunez pediu cautela, mas disse que está mais "otimista". Uma hora antes, o chefe dos Bombeiros havia dito que não sabia se seria possível controlar o fogo -- que agora começa a dar sinais de arrefecimento.
"A estrutura está salva e preservada na sua totalidade", confirmou Jean-Claude Gallet, comandante da brigada à frente da operação.
Gallet também afirmou que um bombeiro teria ficado seriamente ferido na operação, sem dar mais detalhes.
Pouco antes das 18h, no entanto, o secretário de Estado do ministério do Interior, Laurent Nunez, disse que a intensidade do fogo havia diminuído. "Podemos acreditar que a estrutura do prédio está segura", afirmou. Segundo o jornal Le Figaro, a informação foi confirmada por um porta-voz dos bombeiros, que disse que a estrutura da catedral está "salva e preservada na sua totalidade".
Valérian Fuet, porta-voz dos bombeiros, disse que a localização da catedral, em uma ilha fluvial no meio de Paris, dificulta a ação dos bombeiros.
A agência de defesa francesa disse que aviões que despejam água são inadequados para incêndios como o de Notre Dame, porque poderiam causar o colapso de toda a estrutura.
Segundo o jornal Le Parisien, os bombeiros trabalham agora na evacuação de obras de arte da catedral e também na tentativa de preservar a parte de trás do edifício. "As obras mais valiosas já se encontram abrigadas", disse o general Jean-Claude Gallet, comandante da brigada de bombeiros de Paris.
Fiéis retirados durante a missa
Uma missa iniciada às 18h15 estava em seus momentos finais quando o incêndio começou.
Segundo as televisões francesas, os fiéis foram retirados com tranquilidade quando funcionários da igreja notaram o incêndio no alto.
A princípio, pensaram se tratar de um foco isolado e não imaginavam a dimensão que as chamas tomariam.