top of page
Buscar
Foto do escritorO Cubo Notícias

Está com queda de cabelo? Dermatologista pode ser a solução.


Muita gente tem um problema de escolha que até parece ser impossível de ser resolvido quando se depara com um quadro inesperado (ou inusitado, dependendo da idade do paciente) de queda de cabelo: qual especialidade ou área médica é a mais indicada para diagnosticar doenças associadas à queda dos fios? É uma dúvida comum sobre como realizar o tratamento da queda, se é normal, como procurar médico, se os problemas são os hormônios e muito mais.

Essa dúvida sobre qual área ou profissional é capacitado para indicar o melhor tratamento para queda de cabelo é bastante comum, afinal, as palavras “médico” e “queda de cabelo” parecem nunca estar em consonância. É necessário que o tratamento seja feito o mais rápido possível se o seu cabelo está caindo em grande quantidade.

Já ouvimos falar de cabeleireiros que cuidam dos cabelos, é normal, mas o pensamento geral é que não existe um médico que trate especificamente dos fios, certo? Ou será que existe? Sim, existe e vem a calhar de ser aquele mesmo médico que a gente procura para tratar doenças de pele, como acnes, urticárias e excesso de manchas e pintas: o dermatologista, que são profissionais de saúde especializados também na perda de cabelos todos os dias.

Além da pele, o dermatologista é especialista também em diagnosticar e tratar doenças de unhas e cabelos, que constituem partes essenciais do maior órgão humano. O tratamento é variado de acordo com qual a causa, que pode ser uma alopecia areata, calvície ou até mesmo os hormônios.

Por isso, ao enfrentar a queda de cabelo, a melhor medida a ser adotada é agendar uma consulta junto ao profissional, que analisará seu caso, identificará a causa do problema e passará o tratamento mais indicado. O cabelo pode cair tanto em mulheres ou afetar homens, como a comum calvície masculina em geral. Mesmo que mulheres com queda seja um número menor, existem de qualquer maneira.

Dermatologista – O Especialista Contra A Queda De Cabelo

O dermatologista é um especialista médico mais conhecido por cuidar da saúde da pele e dar os principais diagnósticos sobre doenças que envolvem o maior órgão do corpo. Mas eles também são os especialistas em questões da unha, que é considerada também pele, e dos cabelos, que entra na área dermatológica, isso acontece com bastante frequência em todas as pessoas, a melhor solução é ir ao médico.

Portanto, não se deixe enganar: quando alguma coisa acontecer de errado também com as unhas e com os cabelos, a primeira pessoa que você deve procurar é o dermatologista, especialista em tricologia.

Além de ser a pessoa certa para descobrir as causas do aparecimento de pintas, manchas, caspas e até queda de cabelo, o médico da dermatologia também é o mais indicado para dar os diagnósticos e as formas de tratamento para os males que acometem o ser humano a partir de sintomas de pele e demais partes externas. Seu diagnóstico é preciso e os cabelos podem ser tratados o quanto antes, você tem os melhores resultados em sua mão.

É ele também quem vai poder dizer se um xampu e condicionador fazem a diferença em um determinado tratamento capilar, indicar e prescrever medicamentos para as coisas que são facilmente curáveis e encaminhar pacientes que tenham problemas na pele, cabelo e unhas decorridos de outros tipos de especialidades médicas, como neurologia, nutrição, oncologia e psiquiatria.

É muito importante que esse médico seja consultado ainda nas fases iniciais dos problemas que surgirem envolvendo a pele e os cabelos em uma vez que, principalmente para a queda de cabelo, existem vários fatores que desencadeiam essa reação – e nem sempre é possível descobrir apenas mudando o xampu ou alguns hábitos.

Melhor do que ir de galho em galho para descobrir uma coisa que pode ser até muito boba é confiar no trabalho do dermatologista e marcar, logo de cara, uma consulta com esse profissional.

Além de indicar os melhores produtos, o dermatologista também pode se prescrever medicamentos úteis no tratamento contra queda de cabelo e outros males que podem demorar vários meses para demonstrar sintomas.

E a melhor parte é que o médico dermatologista é um daqueles que a gente procura mais de maneira preventiva: ele vai te ensinar a se tratar bem para não precisar voltar nele tão cedo. Portanto, se você ainda não sabia, agora já sabe: é a dermatologia a área certa para quem tem problemas de cabelo e, quanto antes ela for procurada, melhor.

E conte isso para os outros amigos, que talvez não saibam. Um problema que poderia ter sido grave acaba ainda na fase inicial quando a área médica certa é procurada para interromper o processo da doença.

Entendendo a queda de cabelo

Você sabia que tanto homens como mulheres podem ser vítimas da queda de cabelo? Tradicionalmente, ela atinge com maior incidência pessoas mais velhas, porém o número de adolescentes e adultos com esse problema é cada vez maior, isso pode significar problemas hormonais ou até mesmo que você precisa de outro tratamento que pode tratar a queda.

Mas, você sabe ao certo o porquê de os fios caírem e deixar os cabelos mais ralos e esparsos? São várias as causas do problema! Conheça aqui algumas delas!

Hormonal: alterações hormonais levam à queda de cabelo com alta frequência, sobretudo nas mulheres. Justamente por isso, esse é um problema comum em gestantes e durante o pós-parto, inclusive no uso de anticoncepcionais.

Genética: a perda de cabelo também pode ter causa hereditária. Se houver casos de pessoas com esse problema ou calvície é em sua família, as chances de você enfrentar essa situação são maiores.

Emocional: estresse físico e vivência de experiências traumáticas podem desencadear a queda de cabelo. Nesse caso, o fio que está em fase de crescimento passa para a de repouso, fazendo com que caía antes do tempo.

Uso de medicamentos: alguns remédios utilizados em tratamentos podem levar à queda dos fios. Os mais conhecidos são os casos de medicamentos para tratamento de câncer, artrite, doenças cardíacas, pressão alta e depressão.

Causas secundárias: ocorrem quando alguma doença gera a queda do cabelo. É o caso de problemas na tireoide, que desregulam os níveis hormonais, além de infecções no couro cabeludo, alopecia, líquen plano, lúpus e anemia.

Excesso de processos químicos: colorações e alisamentos podem danificar não somente seu cabelo, mas também o couro cabeludo, acelerando a perda os fios.

Em todos esses casos, e outros que podem ser listados, o dermatologista é o médico que atua como especialista no diagnóstico e na indicação de seu tratamento para queda de cabelo.

Também é o dermatologista direcionará o paciente a outros médicos, para resolver problemas primários que tenham causado a queda de cabelo, mediante exames específicos pedidos em cada caso.

Como se proteger da queda de cabelo?

  • Controle o estresse. A melhor forma é praticar exercícios regularmente, uma vez que a atividade física libera endorfina no organismo, substância que acalma e dá sensação de bem-estar.

  • Melhore sua alimentação. Fazer refeições pobres em nutrientes, como vitaminas e minerais, enfraquece o couro cabeludo e provoca a queda de cabelo. Por isso, passe a consumir mais alimentos saudáveis.

  • Lave o cabelo regularmente. A gente sabe: quando se enfrenta queda de cabelo, parece que ele cai ainda mais na hora de lavá-lo. Mas não é bom deixar os fios sujos, o que pode favorecer ou agravar o problema, inclusive dar caspa. Adote uma rotina de limpeza, utilizando produtos específicos para queda de cabelo.

Seguiu todas essas recomendações e mesmo assim vê seus cabelos caírem? Então, não deixe de consultar um dermatologista, para ter um diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.

Para maiores informações ou marcar sua consulta, ligue para a Clínica CENE: (15) 3257-2011

43 visualizações0 comentário

LEIA TAMBÉM:

bottom of page