Câmara cassa mandato de prefeito de Bofete por improbidade administrativa
Vereadores aprovaram relatório de Comissão Processante que investigava Dirceo Antonio Leme de Melo, do PTB. Cargo será assumido por presidente da Casa.
Após uma sessão que durou seis horas, os vereadores de Bofete (SP) aprovaram na noite desta segunda-feira (5), por 8 votos a 1, a cassação do prefeito Dirceo Antonio Leme de Melo (PTB), que era investigado por uma Comissão Processante (CP) aberta em outubro do ano passado.
Eram necessários seis dos nove votos. O prefeito, que não compareceu à sessão e foi representado por seu advogado, nega as irregularidades e afirma que o processo é fruto de “perseguição política”.
Sua defesa deve sustentar seus recursos com a tese de que a CP já estaria extinta, uma vez que excedeu o prazo de 90 dias para conclusão.
Com a confirmação da cassação, o presidente da Câmara, Luís Antônio Ramos - Zebra (PSDB) assume o Executivo, já que o vice-prefeito, Elias Antunes da Silva, renunciou ao cargo no ano passado alegando motivos pessoais.
A Câmara de Bofete aproveitou o fim do recesso para realizar nesta primeira sessão do ano votação do relatório da Comissão Processante que apurou denúncias de irregularidades na administração municipal.
Em janeiro, os vereadores tentaram votar esse relatório, mas a sessão foi suspensa pela Justiça porque a Câmara estava em período de recesso.
A sessão desta segunda (5) começou por volta das 18h, com plenário lotado e algumas pessoas acompanhando os trabalhos do lado de fora.
A Polícia Militar foi chamada para reforçar a segurança, mas não foram registradas ocorrências de confusão.
A Comissão Processante cujo relatório foi aprovado apurou, entre as suspeitas de irregularidades, a compra de peças para um caminhão que não faria parte da frota da prefeitura, o pagamento por serviços de terraplanagem que não teriam sido realizados e pagamentos por frete não cumpridos.
Votaram sim: Ana, Ray, Toninho da Baronesa, Dalton, João Aliberti, Nilton Salles, Oswaldo do Baiano e Luis Antônio “Zebra” Ramos – que é o presidente da Câmara.
Apenas o vereador Juliano (à esquerda) votou contra a cassação de Dr. Dirceo (à direita). No centro, o deputado estadual Fernando Capez (PSDB)
Uma nova eleição deverá ser convocada. Até lá, Zebra Ramos será o prefeito de Bofete.