Falta de obstetras em hospital preocupa grávidas em Pereiras
Moradoras afirmam que falta de especialista na rede pública prejudica as gestações. Prefeito Miguel Tomazela (PSB) diz que empresa foi contrata para resolver o problema e que um novo médico começa na terça-feira (16).
Grávidas de Pereiras (SP) afirmam que estão preocupadas com a falta de médicos obstetras no posto de saúde e hospital da cidade. De acordo com as gestantes, também não há na unidade ginecologista e, por conta disso, estão sendo atendidas por enfermeiras.
A dona de casa Bárbara dos Santos Carvalho diz que está na 26ª semana da gestação e desde novembro do ano passado não passa em uma consulta com um especialista.
"Estou preocupada, porque é um ser que está dentro de mim e não sei como ele está. Infelizmente não tenho condições de pagar uma consulta”, diz.
Ainda segundo Bárbara, os funcinários afirmam que que não há obstetra e que não têm condições de atender as gestantes. "Então, temos que passar em uma consulta com uma enfermeira", explica.
De acordo com a prefeitura, para resolver a falta de médicos na cidade uma empresa foi contratada por meio de licitação. Conforme o Executivo, 13 médicos foram contratados, além de serviço de ultrassom. O gasto mensal com esse serviço será de mais de R$ 222 mil.
Segundo o prefeito Miguel Tomazela (PSB), a médica que atendia no setor de obstetrícia e ginecologia no município pediu demissão no fim de novembro do ano passado, e desde então a cidade não possuiu especialista para atender na área.
Ele explica ainda que ela era a única aprovada no concurso realizado no inicio de 2017, mas reafirma que uma empresa foi contratada para resolver o problema.
“Já estamos com novos clínicos gerais, plantonistas e também com médicos especialistas. Já estamos com um ginecologista e no dia 16, próxima terça-feira, estaremos com um obstetra. Sendo assim, uma vez por semana teremos um médico ginecologista e obstetra atendendo”.