Vistoria: o que é e como se preparar
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria de carro é executada na esfera estadual e segue critérios uniformes em todo o país. Neste artigo serão abordados os procedimentos necessários para a realização da vistoria em São Paulo.
Por que é necessário fazer vistoria?
O objetivo da vistoria é assegurar a legitimidade da propriedade, a autenticidade da identificação do veículo e da sua documentação, além de constatar se os equipamentos obrigatórios estão em corretas condições e se o veículo conserva suas características originais.
Conforme o motivo que leva a vistoria, ela pode ser classificada como:
Vistoria para transferência de veículos.
Laudo Veicular;
Laudo de Vistoria ou
Vistoria em Trânsito.
O que é preciso verificar previamente?
O CRV (Certificado de Registro de Veículos) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) devem estar em condição regular. O IPVA, seguro obrigatório, eventuais multas e demais encargos relativos ao veículo devem estar quitados.
Verifique os componentes do veículo que serão examinados na vistoria. Equipamentos obrigatórios como buzina, chave de roda, triângulo, quebra-sol, velocímetro, extintor de incêndio, espelhos retrovisores e cintos de segurança devem apresentar uma boa condição de conservação e funcionamento. Os pneus devem estar em boas condições e não podem exceder os limites da carroceria. Além disso, o veículo não pode estar rebaixado.
Os vidros não podem ter rachadura e o limpador de para-brisa, a iluminação e as portas devem funcionar sem dificuldade. Caso o veículo possua insulfilm (película protetora), o mesmo deve atender o padrão permitido por lei. Essas películas são proibidas no para-brisa. Espera-se ainda que os números do motor e chassi sejam bem visíveis e que o veículo não tenha uma emissão anormal de poluentes.
Vistoria, passo a passo
A apresentação dos documentos para vistoria varia em função do tipo de vistoria e seu solicitante. Para exemplificar, vamos tomar como base a realização da vistoria realizada para transferência de veículo.
– Documentos necessários: versão original CRV e CRLV do veículo, cópia e original dos documentos de identificação pessoal do proprietário do veículo, CPF e comprovante de residência. Além disso é preciso pagar a taxa de transferência do veículo.
1º passo: Você pode preencher o formulário RENAVAM no site do Detran/SP ou solicitá-lo ao despachante.com.
2º passo: levar os documentos necessário e o formulário RENAVAM ao posto do Detran para a realização da vistoria.
3º passo: levar o laudo oficial até a Unidade de Trânsito de registro do veículo.
A Vistoria pode ser feita pelo proprietário do veículo. Mas ele pode ser representado pelo(a) cônjuge, pais ou filhos, desde que levem os documentos que comprovem a ligação. Também é possível fazer uma procuração, com firma reconhecida por autenticidade, autorizando um terceiro a realizar a vistoria do veículo.