Prefeitura e organizadores do Rodeio de Porangaba violam Leis e promovem soltura de fogos com estampido durante a madrugada
Na madrugada deste sábado (08/06), a Prefeitura de Porangaba e os organizadores do Rodeio que ocorre na cidade demonstraram um flagrante desrespeito às leis estaduais e municipais, além de uma insensibilidade gritante em relação à parte da população. Após o show de mais uma dessas duplas sertanejas semi-famosas, às 1h30m, foi realizada a soltura de fogos com estampidos, uma prática proibida pela Lei nº 17.389, de 28 de julho de 2021.
Os fogos, que causaram grande incômodo a parte dos moradores da área residencial próxima ao evento, não só violaram o sossego público, mas também desconsideraram completamente a legislação estadual e municipal que proíbe tal prática. Este ato, que pode ser corretamente classificado como um crime, expôs uma atitude de desdém por parte das autoridades e organizadores do evento em relação ao bem-estar da comunidade, incluindo pessoas idosas e crianças que tentavam dormir e se levantaram assustadas. Além disso, a administração local abriu precedentes para que qualquer outro cidadão também viole as Leis, já que a quem compete dar o exemplo e fiscalizar tal prática, descumpre as normas.
Além do barulho excessivo que perturbou a tranquilidade dos moradores, incluindo idosos, pessoas acamadas, crianças pequenas, autistas e animais, o episódio evidenciou uma postura negligente diante das leis. O desrespeito demonstrado não se limita ao descumprimento legal, mas se estende à falta de consideração com as necessidades e direitos da população local.
Mesmo em meio a tantos problemas de infraestrutura, saúde e em diversas outras áreas que afligem Porangaba, a administração municipal tem todo o direito em priorizar eventos festivos/eleitoreiros, mas, ao menos, é imperativo que sejam conduzidos com decência e respeito às pessoas e às leis que regem a convivência comunitária.
Espera-se que as autoridades locais revejam suas práticas e adotem uma postura mais respeitosa e consciente, garantindo que o direito ao lazer não seja exercido em detrimento do direito ao sossego e ao cumprimento das leis. A população de Porangaba merece respeito e consideração, não apenas durante os eventos festivos, mas em todos os aspectos da administração pública, algo cada vez mais raro de se ver.
Imagens registradas durante o evento