Prefeito de Porangaba divulga nota se comprometendo a dar piso salarial aos enfermeiros
Em suas redes sociais, o Prefeito de Porangaba, João Carlos Alves Barros (Cal) divulgou uma nota se comprometendo a pagar o piso salarial à enfermagem.
No texto, o prefeito reconhece o trabalho da enfermagem, fala que deu o reajuste salarial e do cartão alimentação, explica sobre não ter permitido a manifestação da enfermagem e alega já ter dado andamento ao Projeto de Lei que regulamentará o pagamento do Piso Nacional de Enfermagem. Confira:
"Caros cidadãos de Porangaba,
Gostaria de iniciar esta declaração expressando meu apoio ao piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Reconheço a importância desses profissionais para a nossa comunidade e acredito que seu trabalho árduo e dedicado merece ser valorizado devidamente, trabalho este que estive sob os cuidados durante uma fase difícil em minha vida o qual me reestabeleci, graças aos profissionais, quando fui acometido da terrível COVID 19.
Entendo que a luta da classe da enfermagem é legítima e justa em buscar melhores condições salariais. É fundamental garantir uma remuneração adequada para os profissionais de saúde, considerando a relevância do seu papel na promoção da saúde e no cuidado aos nossos munícipes, principalmente levando-se em conta os difíceis dois anos vividos de pandemia.
No entanto, gostaria de abordar a questão da paralisação dos serviços essenciais dos profissionais de saúde. Embora respeite o direito dos trabalhadores de se manifestarem e de reivindicarem seus direitos, é importante lembrar que os serviços de saúde são fundamentais para o bem-estar e a segurança de nossa população.
A paralisação dos serviços essenciais dos enfermeiros poderia ter um impacto significativo em nossa comunidade. Os serviços de saúde são indispensáveis e não podemos negligenciar o cuidado e a assistência que devem ser fornecidos aos nossos cidadãos. Temos uma responsabilidade inabalável de assegurar que os serviços médicos e de enfermagem estejam disponíveis para todos que deles necessitam 24 horas por dia.
Reafirmo meu compromisso com a valorização dos profissionais de saúde e reconheço que o trabalho deles é fundamental para a saúde da nossa comunidade, tanto que em nossa gestão realizamos a reestruturação salarial, tão prometida há anos, bem como reajuste no vale alimentação, dois aumentos reais de salário e melhoria nas condições de trabalho.
Quero deixar claro que já fizemos a minuta de projeto de lei que estabelece os novos valores de salários para os profissionais de saúde já estabelecido em lei federal, porém, estamos aguardando o repasse do Governo Federal para que possamos enviar o mesmo para a Câmara Municipal de Porangaba.
Ressalto que os valores serão retroativos à data determinada pelo Supremo Tribunal Federal, obedecendo assim, o que está estabelecido em lei.
Agradeço a compreensão de todos e reforço meu compromisso em promover uma gestão que valorize e respeite os profissionais da saúde."