Mulher trans é eleita Rainha do Rodeio na Festa do Peão de Torrinha
Pela primeira vez em 40 edições, a Festa do Peão de Torrinha (SP) vai contar com uma mulher trans eleita Rainha do Rodeio.
Eduarda Pedegone recebeu 16,1% dos votos do concurso “Rainha e Princesa da 40ª Festa do Peão de Torrinha” e foi escolhida pelo público para ser coroada no baile, às 21h desta quarta-feira (1º).
Ao todo, 14 mulheres com idades entre 16 e 30 anos se inscreveram no concurso, que foi realizado por voto popular online. Ao todo, foram 2.706 votos às candidatas.
Além do título de rainha, Eduarda Pedegone também foi eleita Miss Simpatia do concurso. “Recebemos com naturalidade [a vitória da Eduarda], pois foi a mais votada pelo público. Não fomos surpreendidos, pois pelos comentários sabíamos que ela teria muitos votos”, revela Renan Golinelli Rochite, um dos organizadores do evento.
O evento realizado pela Prefeitura de Torrinha ocorre nos dias 1, 3 e 4 de novembro. Nas redes sociais, o município celebrou o resultado do concurso.
“A Prefeitura de Torrinha expressa sua sincera gratidão a todas as participantes do concurso de Rainha do Rodeio de 2023. Vocês tornaram este concurso verdadeiramente especial, enchendo nossa cidade de orgulho e encanto. Parabéns por representarem tão bem a nossa comunidade. O nosso reconhecimento e agradecimento vão para cada uma de vocês”.
Segundo os organizadores, a identidade de gênero da Rainha não altera a dinâmica do evento. “A participação será igual e o tratamento será o mesmo dado a outras Rainhas em outras edições do evento”, pontua Renan Golinelli Rochite.
“Acho que vai servir de exemplo para muitas outras mulheres que, assim como ela, querem conquistar o seu espaço”, complementa o organizador.
A reportagem entrou em contato com a jovem Eduarda Pedegone, que não quis comentar a vitória no concurso.