top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Cubo Notícias

Moradores de bairro abandonado em Bofete questionam valor exorbitante do IPTU

Enquanto muitos municípios buscam melhorias para seus cidadãos, a pequena cidade de Bofete, no interior de São Paulo, parece ter adotado uma abordagem mais peculiar. Os moradores do bairro Alpes da Castelo, cansados de esperar por asfalto, saneamento básico e iluminação pública, foram surpreendidos com uma cobrança de IPTU que mais parece um “pacote bomba”.


Segundo relatos, a situação no Alpes da Castelo está mais para "abandonados da castelo" do que para uma localidade habitável. Maria das Graças Moreno, uma das moradoras do bairro, ficou pasma ao ver o aumento estratosférico de 857% no valor do IPTU de seu imóvel. De R$ 99 para "módicos" R$ 948,08, sem nem mesmo uma cesta básica de serviços públicos para acompanhar.


Enquanto Maria e seus vizinhos se debatem entre cobra cascavel no quintal e fossas transbordando, a prefeitura pareceu surpresa com a indignação da população. Em uma declaração que beira o surrealismo burocrático, a administração municipal afirmou que não houve aumento no IPTU, mas sim o lançamento das áreas construídas. Aparentemente, construções comuns, naquele loteamento, valem mais do que um apartamento à beira mar, em Copacabana.


Mas não é só isso. A prefeitura jogou a batata quente para o lado do Cláudio Licatti Empreendimentos, afirmando que a responsabilidade pelo bairro é do dono do loteamento. Enquanto isso, os moradores se perguntam por que diabos estão pagando impostos se a área tem um legítimo dono. A resposta da prefeitura? "Ah, estamos desenvolvendo diversas melhorias", como se pavimentar avenidas e instalar iluminação pública fosse um passeio no parque.


Enquanto isso, os responsáveis pela empresa Cláudio Licatti Empreendimentos, seja lá quem eles sejam, parecem estar mais esquivos do que o gato em uma tempestade. Talvez estejam ocupados contando as pilhas de dinheiro que arrecadam enquanto a população sofre.


No final das contas, a única coisa que parece estar mais presente do que o mau cheiro de esgoto é o cheiro de comodismo e descaso que paira sobre as autoridades responsáveis. Enquanto os moradores do Alpes da Castelo aguardam ansiosamente por melhorias, a única coisa que parece crescer na região é o descontentamento.



337 visualizações0 comentário

LEIA TAMBÉM:

bottom of page