Porangabense reúne ex-colegas de Direito após 45 anos de formatura
- O Cubo Notícias
- há 1 dia
- 2 min de leitura

O porangabense Clacir de Oliveira, de 73 anos, protagonizou um emocionante reencontro neste sábado (5), em Itapetininga (SP). Ex-aluno do curso de Direito da Fundação Karnig Bazarian (FKB), Clacir decidiu reunir os antigos colegas da turma de 1975, que se formou em 1979 — exatos 45 anos depois da conclusão da graduação.
Movido pela saudade e pelo desejo de reviver os tempos da faculdade, Clacir organizou o encontro que reuniu 20 dos 85 alunos que iniciaram o curso juntos. Além dos ex-colegas, familiares também participaram do reencontro. “Infelizmente, alguns já faleceram. Mas é uma alegria imensa reencontrar essas pessoas depois de tanto tempo”, contou emocionado.
Natural de Porangaba (SP), Clacir ingressou na faculdade aos 27 anos e se formou aos 32. A jornada até o diploma foi repleta de desafios: ele precisava pegar ônibus para percorrer o trajeto até Itapetininga, muitas vezes dormindo em hotéis ou na casa de amigos, já que também assistia aulas aos sábados. Com esforço e persistência, concluiu o curso e, tempos depois, conseguiu comprar um carro, passando a dar carona aos colegas de diversas cidades da região, como Avaré, Itapeva, Apiaí, Capão Bonito, Tatuí, entre outras.

Apaixonado por registrar momentos especiais, Clacir sempre teve o sonho de reunir os amigos da graduação e reviver as histórias que marcaram aquela fase da vida. Sua iniciativa trouxe de volta memórias, risadas e laços que resistiram ao tempo.
A Fundação Karnig Bazarian, criada em 1968, é reconhecida por manter um dos cursos de Direito mais tradicionais do interior paulista. A primeira turma se formou em 1972, com 330 alunos. Desde então, mais de 7 mil bacharéis em Direito já passaram pela instituição.
Com sua iniciativa, Clacir de Oliveira não apenas reviveu o passado, mas também escreveu um novo capítulo de amizade e saudade — celebrando o valor das conexões que o tempo jamais apaga.