Porangaba está entre as cidades-alvo de operação da Polícia Civil contra quadrilha especializada em furto de tratores
- O Cubo Notícias
- há 4 horas
- 1 min de leitura

A cidade de Porangaba foi uma das oito localidades da região incluídas na operação “Traçado 014”, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (18). A ação teve como foco o combate a uma quadrilha especializada em furtos e roubos de tratores e maquinários agrícolas, que posteriormente eram adulterados e revendidos para outros estados do país.
Durante a operação, que abrangeu também os municípios de Itapetininga, Tatuí, Capela do Alto, Conchas, Pereiras, Botucatu e Avaré, foram cumpridos 10 mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão. Quatro suspeitos foram presos, e outros dois acabaram autuados em flagrante por porte ilegal de armas de fogo — algumas de uso restrito e com numeração raspada.
A ação foi coordenada pelo GIAR (Grupo de Investigação da Área Rural), ligado à Delegacia Seccional de Itapetininga, e contou com a participação de 32 policiais civis e o uso de 12 viaturas.

Segundo as investigações, os criminosos furtavam tratores e equipamentos agrícolas de alto valor, alteravam as identificações originais e encaminhavam os bens para estados como Minas Gerais, Pará e regiões do Sul do Brasil, onde os maquinários eram recolocados no mercado de forma ilegal.
A Polícia Civil também confirmou que outros quatro membros da quadrilha já se encontram presos, em decorrência de uma apuração paralela conduzida pela Delegacia Seccional de Avaré. As investigações seguem em andamento para identificar demais envolvidos e desarticular completamente o esquema criminoso.