Polícia descobre rinha e resgata mais de 90 galos com sinais de maus-tratos; 16 foram detidos
- O Cubo Notícias
- há 7 dias
- 2 min de leitura

A Polícia Militar de Porangaba desmantelou, na manhã deste domingo (05/10), uma rinha de galos que funcionava em uma propriedade rural do município. A ação ocorreu após denúncia anônima e resultou na apreensão de 98 aves vivas e uma morta, além da identificação de 16 pessoas envolvidas na prática criminosa.
De acordo com o boletim policial, a denúncia indicava a realização de brigas de galo em um barracão na zona rural, no Bairro da Serrinha. Ao chegarem nas proximidades do local, os policiais constataram uma grande movimentação de pessoas. Assim que perceberam a presença da viatura, vários participantes tentaram fugir em direção a uma área de mata e pastagem.
Durante as buscas, a equipe conseguiu abordar 16 suspeitos. No interior do barracão, foram encontradas duas arenas de rinha, aves feridas e outras mantidas em caixas de papelão e gaiolas. Uma ave morta foi localizada no banheiro do imóvel. Além disso, os policiais apreenderam bolsas com medicamentos, materiais para curativos, um caderno de anotações e folhas com o regulamento da rinha, evidenciando a organização da atividade ilegal.
O proprietário da chácara foi localizado e disse que arrendou o local e que o locatário havia arrendado para um outro indivíduo indivíduo.
A Vigilância Sanitária e a Secretaria do Meio Ambiente de Porangaba acompanharam a ocorrência. A Polícia Científica também foi acionada e realizou a perícia no local.
Sem local adequado para a custódia das aves, o proprietário da área ficou como fiel depositário, responsável pela integridade e guarda dos animais.
Todos os envolvidos foram conduzidos ao Plantão Policial de Botucatu, onde a ocorrência foi registrada como maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Após prestarem depoimento, os suspeitos foram liberados e responderão pelos crimes no decorrer do processo.
A Polícia Militar reforçou que continuará atuando com rigor no combate a práticas ilegais e de crueldade contra animais em toda a região.
Confira as imagens, abaixo: