Maioria dos trabalhadores de Porangaba leva até meia hora para chegar ao trabalho, aponta IBGE
- O Cubo Notícias
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Dois em cada três trabalhadores brasileiros (67%) levam até meia hora para chegar ao trabalho, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Porangaba (SP), a realidade local acompanha essa média nacional: 83% dos moradores levam até 30 minutos no deslocamento diário entre casa e trabalho.
De acordo com o levantamento, 13% dos trabalhadores porangabenses chegam ao serviço em até cinco minutos, 34% gastam de seis a quinze minutos e 36% levam entre quinze minutos e meia hora. Outros 8% enfrentam trajetos de até uma hora, enquanto 7% gastam de uma a duas horas por dia. Apenas 1% precisa de mais de duas horas para chegar ao trabalho — e nenhum morador declarou deslocamento superior a quatro horas.
No Brasil, o IBGE mostra que 20% dos trabalhadores gastam entre meia hora e uma hora no trajeto, enquanto 10% levam de uma a duas horas, e 1% passa mais de duas horas no caminho. Esses números indicam que, apesar de o tempo médio ter aumentado ligeiramente desde o Censo de 2010, a maioria dos brasileiros continua morando perto do local de trabalho.
