top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Cubo Notícias

Interferência na sua TV? Calma! Marcinho Antenista explica o motivo


O inverno está acabando e a consequente chegada da primavera pode significar mais que apenas uma mudança no clima. Um fenômeno chamado equinócio – que ocorre quando os raios solares atingem a terra perpendicularmente em relação à linha do equador – vai interferir em satélites como, por exemplo, o Brasilsat B4, que é utilizado por várias emissoras de televisão.


A interferência causada pelos equinócios (de outono e de primavera) pode interromper o sinal emitido pelo satélite, tirando do ar, temporariamente, ou interferindo na qualidade de imagem de alguns canais de televisão. O evento, que ocorre nos meses de março e setembro, todos os anos, afeta diversos sistemas, como explica o engenheiro de telecomunicações Sérgio Castro: "No equinócio, a radiação emitida pelos raios solares atinge, com maior intensidade, o planeta Terra, e, consequentemente, os satélites que giram em sua órbita. Isso pode causar problemas nas transmissões de TV, rádio, e, ainda, nas ligações de telefones celulares e na utilização de sistemas de GPS".

De acordo com o engenheiro, para reduzir as interferências causadas por fenômenos como o equinócio, as empresas que precisam usar os satélites possuem equipamentos alternativos e sistemas auxiliares, para casos como esses.


Neste mês, principalmente no horário de almoço, a interferência acontece gradativamente, principalmente entre os dias 20 a 25 de setembro, principalmente no ápice do evento, que será dia 22, entre às 12 e 14h e depois vai reduzindo, por isso, fique atento!


Devido a este fenômeno, os antenistas também não podem realizar instalações de antenas, nos dias e horários em que ocorrem os picos de interferência.


Para maiores informações, ligue para o Marcinho Antenista, no telefone e WhatsApp: (15) 99761-1255 - atendendo em Porangaba e Região!

45 visualizações0 comentário

LEIA TAMBÉM:

bottom of page