Estudantes da Região de Botucatu participam de intercâmbio internacional no Canadá; Uma aluna é de Porangaba
O programa “Prontos Pro Mundo”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), está oferecendo uma oportunidade única para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual. O objetivo do projeto é valorizar os estudantes, melhorar o desempenho escolar e combater a evasão.
A iniciativa é dividida em duas fases. Na primeira, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental são selecionados com base no desempenho no SARESP e na frequência escolar, participando de um curso intensivo de inglês durante o 1º ano do Ensino Médio. Na segunda fase, os estudantes com maior desenvolvimento acadêmico e frequência são escolhidos para um intercâmbio internacional em países de língua inglesa, como Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, durante o 2º ano do Ensino Médio.
O sucesso dessa iniciativa só é possível graças ao comprometimento e dedicação dos professores, que desempenham um papel fundamental na formação desses jovens. Com paciência, conhecimento e motivação, os docentes não apenas ensinam conteúdos, mas também inspiram os alunos a acreditarem em seu potencial e a superarem desafios. Esse trabalho incansável é uma base sólida para que os estudantes tenham acesso a oportunidades como o intercâmbio internacional.
Neste ano, sete alunos da Diretoria de Ensino de Botucatu foram selecionados para participar do programa e realizar o intercâmbio no Canadá. Entre os destaques está Estefany Pedroso Diniz, aluna da Escola Estadual Aldo Angelini, em Porangaba. A jovem porangabense terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos culturais e linguísticos, enquanto desenvolve habilidades que ampliarão suas perspectivas acadêmicas e profissionais. Além dela, os outros estudantes selecionados para o Canadá são Karen Eliza Lemes Nogueira, Michele Borges da Silva Gari, João Lucas de Araújo, Camila de Paula Ebúrneo, Yasmim Ayres Gustavo e Julia Victória Waurof Cardoso. Durante a experiência, o grupo terá acesso a atividades que promovem a integração cultural e acadêmica, contribuindo para uma formação cidadã e global.
O intercâmbio, que inclui passagens, hospedagem, alimentação e uma bolsa-auxílio, é um incentivo para que os estudantes aprimorem seu desempenho e vislumbrem novas possibilidades para o futuro. A iniciativa reafirma o compromisso da Secretaria Estadual da Educação em valorizar os jovens e investir em programas que ampliem horizontes, promovendo qualidade na educação e incentivo ao aprendizado.
Comments