Calosidade plantar: o que é, como tratar e como prevenir?
As calosidades plantares podem ocorrer em pessoas que ficam muito tempo de pé, usam calçados pouco confortáveis, carregam muito peso, ou precisam caminhar distâncias consideráveis. Essa condição pode aparecer também em pessoas com a pele frágil e com má circulação nos pés.
A melhor maneira de se evitar a calosidade plantar é evitando as atividades que podem ser causadoras dos calos. Mas, nós sabemos que no nosso dia a dia isso nem sempre é possível. Pensando nisso, seguem algumas das opções que podem te ajudar a prevenir esse incômodo.
Calçados que deixam seus pés menos apertados, mais macios e, até mesmo, feitos sob medida para você são grande aliados para prevenir calosidades plantares.
Como falamos, a fricção contínua também pode ser uma das causadoras da calosidade plantar. Evitando andar descalço você reduz a fricção na sola dos pés.
O uso de palmilhas posturais é muito eficaz quando o assunto é evitar as calosidades plantares. Pois a palmilha postural ajusta a posição dos seus pés ao pisar, isso evita pressão em excesso nos pontos comuns de aparecimento dos calos.
Outra prevenção muito importante é fazer sempre a hidratação dos pés.
Se você sofre com este tipo de patologia nos pés , procure a Podóloga Lucilene Ramos, especialista no assunto.
Comentários