top of page
Buscar
Foto do escritorO Cubo Notícias

Surgem casos suspeitos de Coronavírus em cidades da Região


Estão sendo averiguados suspeitos nas cidades de Sorocaba e Botucatu. Em ambos os casos, pacientes teriam voltado recentemente da Itália

Sorocaba registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19) na cidade. A notificação foi recebida na noite desta quarta-feira (2) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SES). Trata-se de um homem de 24 anos, morador de Sorocaba, com histórico de viagem para a Itália nos últimos 14 dias. Ele apresentou febre acompanhada de sintomas respiratórios leves.

O paciente foi atendido numa Unidade de Pronto Atendimento de Sorocaba, local onde foram respeitados todos os critérios de higiene e etiqueta respiratória. O paciente encontra-se bem e mantido em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram coletados e enviados ao Instituto Adolf Lutz (IAL).

A família do paciente foi orientada com as medidas preventivas de contato e o suspeito da doença será monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica até o resultado dos exames. Ainda não há previsão para que saia o resultado.

Já em Botucutu, a paciente é uma mulher de 38 anos, residente na cidade, e que apresentou sintomas respiratórios comuns da doença, após retornar de uma viagem à região norte da Itália.

A mesma recebeu atendimento em um serviço de emergência na rede privada de Saúde do Município e teve seus exames colhidos e encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que confirmará ou não o diagnóstico.

Não houve necessidade de internação, já que o quadro de saúde da paciente não apresenta gravidade. Por isso, a mesma permanecerá em isolamento domiciliar e será submetida a monitoramento e reavaliação médica periódica.

Os sintomas da doença são tosse seca, febre e dificuldade para respirar. No aparecimento de quaisquer desses sintomas, o paciente que viajou nos últimos 14 dias para países com transmissão local da doença, deve procurar o atendimento básico de saúde. A relação de países com transmissão local está disponível no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/coronavirus).

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que se trata de um caso suspeito e isolado. Todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde estão sendo seguidos.

377 visualizações0 comentário

LEIA TAMBÉM:

bottom of page