Ministério da Saúde informa mudança em calendário nacional de vacinação
O calendário nacional de vacinação terá mudanças em 2020. A partir de agora, crianças com 4 anos receberão dose de reforço contra a febre amarela e a vacina que protege da gripe começará a ser oferecida aos 55 anos. As novas diretrizes foram confirmadas pelo Ministério da Saúde, que afirmou já ter comunicado os estados e as prefeituras para que se preparem para as alterações nas campanhas.
No caso da vacina contra a gripe, o ministério manterá todos os públicos-alvo já existentes e passará a incluir também a população de 55 a 59 anos neste grupo prioritário.
Com a mudança, a campanha nacional contra a influenza em 2020, que será entre abril e maio, deverá imunizar 67 milhões pessoas.
A decisão ocorreu porque estudos científicos recentes demonstraram uma diminuição na resposta imunológica da criança que é vacinada muito cedo, aos 9 meses, como previa o Calendário Nacional de Vacinação da criança. Desde 2017, o Ministério da Saúde seguia as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ofertar apenas uma dose da vacina de febre amarela durante toda a vida.
Porém, estudos científicos recentes demonstraram uma diminuição na resposta imunológica da criança que é vacinada muito cedo, aos 9 meses, como prevê o Calendário Nacional de Vacinação da criança. Por isso, a pasta passará a ofertar, em 2020, uma dose de reforço para as crianças aos 4 anos de idade.
PROCURE SUA UNIDADE DE SAÚDE, COM A CARTEIRA DE VACINAÇÃO E CARTÃO DO SUS!!!
Fonte: Ministério da Saúde.