Vídeo mostra momento do desabamento de prédio em Fortaleza; Governo não confirma mortes
Prédio de sete andares desabou no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza, e deixou feridos.
Um vídeo mostra o momento em que o Edifício Andrea desaba em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (15). O desabamento foi registrado por câmeras de segurança na rua Tomás Acioli, no Bairro Dionísio Torres, área nobre da capital cearense.
O governador Camilo Santana afirmou no final da tarde desta terça-feira que não há até o momento nenhuma morte confirmada, diferentemente do que havia sido informado pelos bombeiros mais cedo. Não foi esclarecida a razão da divergência.
Conforme o Corpo de Bombeiros, nove foram resgatadas com vida até as 17h. Testemunhas relatam que viram moradores dentro do edifício Andrea no momento do desabamento. Logo após a construção ruir, pessoas foram vistas correndo para longe do condomínio.
Ao menos 11 ambulâncias do Samu e quatro dos bombeiros foram para o local. Policiais militares, agentes de trânsito e equipes da Defesa Civil também acompanharam o resgate. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi disponibilizado para auxiliar no transporte de pessoas feridas.
Edifício Andrea desabou por volta de 10h30
Bombeiros estimam que entre 10 e 15 pessoas ficaram entre os escombros
Ruas no entorno do edifício foram bloqueadas
O prédio ficava no cruzamento na Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli
Edifício ficava a cerca de 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da capital cearense
Por meio de nota, a Prefeitura de Fortaleza informou que montou um plano de contingência para atender as vítimas. Profissionais do Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, maior hospital de urgência e emergência do Ceará, foram deixados de prontidão para os atendimentos, junto com equipes de outras três unidades de saúde (UPA, Frotinhas e Gonzaguinhas).
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi ao local do desabamento para acompanhar o resgate. O governador do Ceará, Camilo Santana, cumpria agenda em Brasília nesta terça em Brasília e cancelou os compromissos para retornar para a capital cearense.
A Defesa Civil de Fortaleza informou ter mandado duas equipes para o local. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) informou que vai se posicionar após fazer levantamentos na área.