Água do Rio Sorocaba transborda e alaga bairro em Boituva, diz Defesa Civil
Alagamento aconteceu no bairro Cachoeirinha. Defesa Civil explica que falha na abertura de uma das comportas da usina próxima ao bairro causou o alagamento.
Os moradores do bairro Cachoeirinha, zona rural de Boituva (SP), foram surpreendidos na manhã deste sábado (13) com uma enchente que atingiu o bairro.
Apesar da chuva registrada neste fim de semana na região, a Defesa Civil informou que o volume de água não foi suficiente para alagar as casas, e que o problema foi uma falha na usina próxima ao bairro, provocando o alagamento.
“O alagamento não foi causado por causa da chuva. Para isso acontecer deveria ter chovido mais de 60 milímetros em 72 horas e não choveu nem 15 milímetros neste período. Essa ocorrência foi causada pela usina. Agora nós vamos notifica-la para saber o que ocorreu que a comporta não foi aberta. A situação já foi controlada e o nível da água já começou a baixar”, explica o coordenador da Defesa Civil Ivanilson Barbosa.
Segundo o autônomo José Barros da Silva, essa não é a primeira vez que isso acontece no bairro. Eles alegam que a usina não controla corretamente o volume de água do Rio Sorocaba e isso causa o alagamento em cerca de 80 casas.
“Toda vez é esse problema e é a gente quem sofre. Já perdi as contas de quantas enchentes aconteceram no bairro. Essa enchente não foi causada pela chuva, foi a comporta da usina que não abriu. Já reclamamos sobre isso, mas continua do mesmo jeito”, afirma.